O que significa PhD? Saiba tudo sobre esse termo!

O que é PhD

Para você que sempre teve a curiosidade de saber o que significa a sigla PhD, tão comentada por intelectuais e mostrada por diversos filmes e séries de televisão, decidimos escrever este post. O conceito dessa expressão trata-se de uma incerteza frequente entre os estudantes. Muitos ouvem uma palestra ou uma aula ministrada por um professor com esse título e começam a se perguntar.

Por isso, se você tem essa dúvida, não precisa se espantar. É mais comum do que parece. Mas não se preocupe, ela também é muito simples de ser respondida. Enfim, vamos conhecer o significado desse acrônimo.

Significado de PhD

Phd - significado
WolfBlur / Pixabay

O termo PhD (Ph.D, DPhil ou, em latim, Philosophiae Doctor) significa Doutor em Filosofia. É um tipo de grau acadêmico conferido aos concluintes do doutorado em muitos países. Apesar de possuir o termo “filosofia” no significado, esse título não é exclusivo dos doutores em filosofia. Isso é somente uma referência ao significado grego da palavra, que poderia ser expresso como “amor ao conhecimento”.

Aqui no Brasil as universidades concedem um título denominado DCs (Scientiae Doctor, Doctor of Science ou Doutor em Ciências) para quem conclui o doutorado. Esse título é equivalente ao de PhD em outros países. O doutorado é um curso de pós-graduação assim como a especialização e o mestrado, mas todos com suas atribuições e diferenças. 

Embora no Brasil não seja uma exigência de boa parte das universidades, os candidatos aos cargos de professores que obtiverem o grau de PhD podem conseguir melhores empregos e uma remuneração mais alta, além de uma menor competitividade, já que o número desses profissionais não é muito alto e as universidades, de acordo com regras e parâmetros estabelecidos pelo MEC, devem possuir uma certa quantidade de doutores em sua folha de docentes. 

Assim, o PhD é o mais alto título acadêmico conferido em grande parte dos países. Ele é o mas alto porque o pós-doutorado, apesar de ter um peso muito grande no currículo, não é considerado, necessariamente, um título. 

Esse curso de pós-graduação normalmente tem uma duração média, no Brasil, de 4 anos. Entretanto, em alguns países o tempo varia muito, podendo chegar a 8 anos. Os estudantes que acabarem o doutorado podem ser chamados de doutores e podem passar a colocar o “Dr.” na frente do nome. 

Conclusão

Você acabou de ver o significado e algumas explicações curiosas a respeito dessa sigla muito famosa entre os universitários que é o PhD. Você se interessou? Então não perca tempo, se ainda está tentando entrar em uma boa universidade, confira nosso material grátis para passar no Enem e nos melhores vestibulares.

O que você achou deste post? E, o mais importante, conseguiu tirar suas dúvidas sobre esse termo? Se ainda tiver qualquer dúvida ou alguma sugestão, comente! Sua opinião é muito importante para nós.