Dicas de como planejar seu intercâmbio

Intercâmbio

Para qualquer estudante, fazer um intercâmbio é uma grande oportunidade não só de aprendizado, mas também de evolução pessoal. O intercâmbio é uma experiência capaz de estimular o convívio com novas culturas e estilos de vida. Antes de dar um grande passo é importante avaliar todos os prós e contras, dessa forma, é preciso decidir quais são as melhores alternativas de acordo com suas características pessoais.

O intercâmbio abrange quase todas as áreas do ensino, sendo possível cursar parte do ensino médio, da graduação e da pós-graduação no exterior. São oferecidas também oportunidades de especializações em línguas estrangeiras. Esta opção pode valorizar muito o currículo de interessados em ingressar no mercado de trabalho. Além das diversas modalidades de moradia, para realizar o sonho de um intercâmbio encontramos várias opções de agências, cada uma com as mais variadas ofertas de preços e destinos. Pensando nisso, indicaremos as melhores para que você possa planejar seu intercâmbio de forma correta.

Quais os melhores locais para fazer intercâmbio?

Canadá

O Canadá é o país mais procurado pelos brasileiros quando o assunto é intercâmbio. Além de ser um dos mais seguros do mundo, este país possui alta qualidade de ensino. Estudos da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico elegeram o Canadá como o país mais educado do mundo. A cada ano este país recebe mais estrangeiros, de forma que Toronto tem sua população composta por maioria imigrante. As universidades canadenses estão entre as melhores do mundo, o que vem atraindo um número maior de intercambistas. Além da educação, o Canadá oferece ótimas opções de hospedagem, restaurantes e uma grande variedade de atividades de lazer. 

Austrália

A infraestrutura da Austrália faz com que ela seja uma das melhores opções de destino para intercâmbio. O ótimo sistema de transporte público influencia diretamente na escolha dos alunos pelo país, facilitando sua locomoção com segurança durante sua experiência. A Austrália oferece elevada qualidade de vida e, ainda, a oportunidade de emprego para estudantes estrangeiros. Além de possuir um crescimento econômico ascendente, esse país é muito acolhedor e possui uma ampla diversidade cultural que pode enriquecer muito o conhecimento de quem o escolhe para realizar um intercâmbio.

Reino Unido

O Reino Unido é um dos melhores lugares para se aprender a língua inglesa, além de ser referência de estudo pelas universidades excelentes que possui. A grande história e as variadas tradições do Reino Unido proporcionam aos estudantes estrangeiros experiências culturais únicas. Sendo um dos maiores centros cosmopolitas do planeta, o Reino Unido apresenta as melhores oportunidades de emprego para jovens que buscam desenvolver suas habilidades e sua carreira. Com atrações diversas como parques, teatros e festivais, este destino é ideal para os estudantes que preferem uma rotina agitada e vários tipos de atividades culturais.

Alemanha

Aprender-com-o-intercâmbioEstudos na Alemanha proporcionam enormes oportunidades de enriquecer o currículo. Este país possui grandes universidades e opções de emprego nas áreas tecnológicas, humanas e de engenharia. A disciplina alemã garante ótimos cursos tanto em graduação e pós-graduação, quanto em idiomas, principalmente alemão e inglês (Confira nossa lista dos melhores aplicativos para aprender inglês). O enriquecimento cultural é um grande fator que contribui para que a Alemanha seja um dos locais mais procurados para o intercâmbio. A ampla variedade de opções de lazer tornam este país um lugar dinâmico e divertido ao se conhecer, com pubs e casas noturnas que contrastam com os bares e restaurantes clássicos da cultura alemã.

 

Opções de hospedagem

Casa de família (Homestay)

Estudantes que preferem ter companhia podem se hospedar em casas de famílias que, inicialmente, se inscrevem e são avaliadas. Caso estejam aptas a receberem um estudante estrangeiro, elas passam por uma preparação feita pelo governo ou instituição de ensino responsável para o convívio com o hóspede. Por meio desta experiência, é possível vivenciar a rotina dos moradores daquele lugar. Além disso, o estudante é inserido na cultura local e passa a conhecer os hábitos e costumes.

Hospedar-se em uma casa de família pode ter aspectos mais complicados. São impostas regras de acordo com o costume familiar, as quais são necessárias para o convívio. Como um membro da família você terá deveres a serem cumpridos, afinal não haverá serviços de quarto à sua disposição. O conforto familiar facilita a aprendizagem do idioma, já que diariamente será possível ouvir a pronúncia correta e praticar a fala.

Albergue (Hostel)

albergue para intercâmbioO clima informal do albergue pode ser muito interessante para quem deseja interagir diariamente com jovens de todo mundo. A grande maioria dos albergues possuem quartos e banheiros compartilhados, e incentiva atividades entre os hóspedes. A cozinha pode ser utilizada pelos estudantes e o preço da estadia é bem mais barato se comparado aos dos hotéis. A hospedagem em albergues é uma ótima opção em casos de cursos de pequena duração.

A privacidade pode ser comprometida e o cuidado com os pertences deve ser dobrado, já que neste tipo de hospedagem todos tem o direito de ir e vir a qualquer momento em qualquer cômodo. O ambiente descontraído pode não ser favorável para os estudos. Em contrapartida, o convívio com diversas culturas ao mesmo tempo pode ser muito satisfatório e valorizar o conhecimento pessoal.

Apartamento

Alugar um apartamento é a principal escolha para quem gosta de privacidade. A variedade de acomodações de acordo com as necessidades do estudante facilitam a estadia durante os estudos. A infraestrutura, bem como a localização variam de acordo com o quanto pode-se pagar. Contudo, sempre é possível dividir o apartamento com um amigo. O aluguel de um apartamento permite que a pessoa possa controlar sua própria rotina, com quem vai morar durante seu intercâmbio.

A privacidade facilita os estudos e a organização torna-se mais fácil quando menos pessoas estão envolvidas. Morar em seu próprio apartamento requer disciplina e controle com os gastos. Como a maioria dos intercâmbios são de curta duração, o aluguel pode não ser uma das opções mais viáveis. Contudo, a experiência de morar sozinho ou com outra pessoa evolui a maturidade, te tornando uma pessoa mais responsável.

Residência estudantil

Com opções de quartos individuais, as residências estudantis podem ser localizadas dentro de instituições de ensino ou próximas a elas. Algumas residências estudantis também oferecem quartos compartilhados, assim como banheiros e cozinha coletivos. Estas espécies de pensões exclusivas para estudantes promovem a interação entre jovens de diferentes países. O convívio entre intercambistas gera laços de amizades e estimula o conhecimento de idiomas.

Existem regras impostas pela administração e o aluno precisa se responsabilizar pela sua alimentação, pela limpeza do quarto e pelas suas despesas. Durante o intercâmbio o estudante possui menos distrações e desenvolve mais responsabilidades, o que o torna mais maturo.

Hotel

Se hospedar em um hotel durante o intercâmbio trás consigo o conforto e a localização privilegiada. O estudante não terá preocupações com a limpeza diária do quarto e muitas vezes o pacote do hotel inclui café da manhã. Contudo, esta opção pode ser a mais cara dentre as descritas e afastar o aluno da experiência educativa e cultural, limitando o convívio com diferentes pessoas.

Durante os primeiros dias do intercâmbio, ficar em um hotel é a melhor opção. Com menores preocupações o estudante garante tempo para conhecer diferentes lugares e pode avaliar opções de hospedagem a longo prazo. Dessa forma, as chances de arrependimento por uma escolha apressada são diminuídas. O estudante passa o período do curso com mais tranquilidade. Assim, pode se dedicar ao conhecimento da língua e da cultura local. Até porque existem línguas bem fáceis de aprender.

vantagens do intercâmbio