Propostas de redação do Enem 2017 – Possíveis temas

redação enem 2017

O bom desempenho na redação do Enem é um componente essencial na nota final do candidato. Todos nós já sabemos que ela equivale a 1000 pontos e pode determinar o sucesso do participante. A redação avalia diversas competências e demanda muito esforço para ser concluída de maneira correta. Assim, é muito importante se preparar da melhor forma possível antes de encarar esta prova. Pensando nisso, milhares de participantes estão interessados em saber as possíveis propostas de redação do Enem 2017.

Com essa estratégia, é possível garantir estar sempre à frente da concorrência e ter melhores resultados.  A redação do Enem, que corresponde à elaboração de um texto dissertativo-argumentativo, é muito aguardada por todos os inscritos. Isso acontece, principalmente, por que o tema escolhido para a proposta de redação sempre é mantido em segredo até o momento da prova.

Antes de descobrir quais são as propostas de redação do Enem 2017 mais prováveis, é importante avaliar quais temas já foram aplicados anteriormente. Uma ótima dica é conferir as provas antigas e verificar o tema aplicado na redação e o conteúdo das outras avaliações. Dessa maneira, fica fácil examinar a forma como são cobradas as disciplinas e eliminar os temas que foram usados recentemente. Saiba mais sobre como escrever uma redação nota 1000.

Professores de diversos cursinhos preparatórios e escolas sempre procuram selecionar os temas mais prováveis para a redação. É importante não focar só nos assuntos discutidos a seguir, mas também ficar de olho em outras notícias relevantes que aparecem nas mídias. 

Já é fato que são cobrados na redação temas atuais relacionados a problemas sociais. Os assuntos das propostas de redação fazem alusão principalmente ao que está acontecendo no Brasil. Você deve sempre mostrar domínio do assunto e apresentar uma discussão bem elaborada sobre o tema escolhido.

Por isso, nunca se esqueça de ficar atento a todos os temas sociais mais importantes na atualidade. Além disso, é muito importante conhecer as melhores formas de estudar para o enem se você quer tirar uma boa pontuação nas outras disciplinas.

Vantagens de conhecer possíveis propostas de redação do Enem 2017

  • Você pode pesquisar e se inteirar sobre o assunto;
  • Você ficará por dentro das discussões atuais;
  • Você pode saber o que os especialistas dizem;
  • Você estará apto a preparar uma tese para defender;
  • Você será capaz de preparar um bom argumento que dê suporte a esta tese;
  • Você ficará menos nervoso quando chegar a hora da prova;

Como você acabou de ver, vale a pena pesquisar sobre diferentes propostas e antecipar seus estudos. A seguir, vamos discutir sobre alguns dos mais prováveis temas para a redação do Enem deste ano.

homofobiaCombate a homofobia

Nós vivemos em uma sociedade muito segmentada de acordo com ações, pensamentos, opiniões e até modos de se vestir. Enquanto esta sociedade se diz ser democrática, na realidade ela acaba provocando o isolamento daqueles que são considerados diferentes. 

Um dos temas mais discutidos atualmente é a homofobia e suas implicações na sociedade. O Brasil é um dos países onde mais ocorre homicídios de LGBTs e, por isso, é muito importante falar sobre a questão do respeito. Este é um assunto muito complexo, já que envolve questões culturais e sociais. A homofobia é um tema que pode ser cobrado em muitos vestibulares e é uma das possíveis propostas de redação do Enem 2017.

Igualdade de gêneroIgualdade de gênero no Brasil

Infelizmente, os privilégios para homens, principalmente salariais,  ainda prevalecem no Brasil. Apesar do desenvolvimento social que nosso país já passou, a igualdade entre homens e mulheres ainda não foi determinada. As mulheres sofrem ao enfrentar discriminação, brechas salariais e segregação ocupacional.

Segundo a ONU, a igualdade de gênero ainda é uma questão pendente. Esta é uma discussão muito atual e envolve principalmente ideias culturais que estão ativas desde muito tempo e não foram renovadas. É preciso olhar o empoderamento das mulheres como um processo econômico importante.

rede socialA cultura do ódio nas redes sociais

Este assunto pode chegar a abranger outros que já foram ou serão citados nesta publicação. Cada vez mais as redes sociais vem se tornando sede da intolerância. A internet é um local onde todos podem manifestar sua opinião. Mas, o relevante é saber até que ponto é possível se manifestar sem desrespeitar o próximo.

Atualmente, a internet é responsável por espalhar ataques pessoais e ofensas de indivíduos que se aproveitam do anonimato. Esta pode ser a proposta para a redação do Enem e você precisará dominar o assunto para que possa mandar bem.

trânsitoMobilidade urbana nas grandes cidades

Quanto mais os centros urbanos crescem mais difícil fica se locomover e isso já se tornou uma questão que afeta o dia a dia de muitas pessoas. Para escrever sobre este tema você precisa entender as melhores formas de minimizar os efeitos do crescimento das cidades na mobilidade urbana.

É sempre bom dispor de recursos sustentáveis e econômicos para criar uma proposta de intervenção sobre este assunto. O trânsito engarrafado e também as dificuldades no uso do transporte público afetam a saúde da população. Você pode procurar nas mídias mais sobre este assunto e se manter preparado caso ele seja selecionado para a redação deste ano. 

sustentabilidadeDesenvolvimento sustentável

Cada vez mais é necessário pensar na preservação do meio ambiente e como ela pode beneficiar a vida em sociedade. É preciso lembrar que essa não é só uma responsabilidade do governo, mas sim de empresas e de cada um de nós. Porém, caso a redação do Enem cobre este tema, provavelmente ele estará relacionado com as grandes corporações. 

Você vai precisar estar por dentro de assuntos como a presença de produtos químicos e outros poluentes no meio ambiente. Também é importante a questão da negligência no processo industrial, que pode acarretar acidentes como no caso da SAMARCO. Procure informações sobre este caso e como ele afetou o ambiente e,consequentemente, várias cidades.

Agora que você já conhece algumas possíveis propostas de redação do Enem 2017, só resta ler mais e estudar. Gostou desta publicação? Então deixe seu comentário.