Entenda para que serve o Enem e porque você deve considerar fazê-lo.

Enem

Entenda para que serve o Enem e como sua nota pode mudar completamente o caminho que você irá percorrer. Além disso, saiba quais os motivos que levam as pessoas a fazer essa prova. Muitas vezes pensamos em como nosso futuro é importante e em como devemos fazer escolhas para sermos bem-sucedidos. Para isso, a vida em sociedade nos impõe a realização de um curso superior ou, pelo menos, a conclusão do Ensino Médio.

Afinal para que serve o Enem?

O Exame Nacional do Ensino Médio serve justamente para proporcionar a oportunidade de alcançarmos isso. Ele nos dá a saída para conseguirmos ultrapassar as barreiras da vida e adentrarmos  no mercado de trabalho, cuja competição está mais acirrada do que nunca, além de fornecer a chance de adquirirmos ainda mais conhecimento com a realização de uma faculdade.

Atualmente, o Enem é o maior vestibular do Brasil, contando com milhões de inscritos por ano para sua realização. Assim, a concorrência para uma vaga em uma universidade vem aumentando gradativamente, o que vem fazendo com que os cursos superiores se tornem requisitos básicos para quem deseja ter um emprego. Se você já conhece o Enem e deseja saber como melhorar seu desempenho nos estudos não pode deixar de conferir nosso post sobre os 10 melhores métodos de estudo.

Não basta mais  ter somente o diploma do Ensino Médio (O enem também pode conceder o certificado de conclusão do ensino médio) para quem deseja obter um bom emprego, pois, com a inclusão social na educação e o excesso de mão de obra, as empresas possuem uma verdadeira multidão de candidatos batendo em suas portas. Dessa forma, vamos ver quais as principais vantagens de fazer essa prova.

Sisu

O Sisu – Sistema de Seleção Unificada – é uma criação do MEC utilizado para oferecer milhares de vagas em universidades públicas por todo o país. Com ele, você pesquisa um curso superior e insere sua nota do Enem no site oficial. Se sua nota for alta o suficiente para se sobrepor às notas de seus concorrentes para algum curso, você consegue a vaga e pode fazer uma faculdade de graça.

Lista de ótimas Universidades Públicas:Para que serve o Enem - Sisu

ProUni

O ProUni  – Programa Universidade Para Todos – foi criado para proporcionar aos estudantes de baixa renda uma chance de frequentar uma universidade particular. Isso tudo sem precisar pagar ou, pelo menos, dividindo em 50 % o valor da mensalidade com o Estado. Ele é destinado para pessoas que realizaram a última edição do Enem, frequentaram todo o ensino médio em escola pública, ou em escola particular na condição de bolsista, e que possuem uma renda mensal percapita de, no máximo, 3 salários mínimos (Essa renda se obtém somando o montante de dinheiro que cada um na família recebe e dividindo o valor total pelo número de pessoas da família). Além disso, ele possui algumas outras regras que valem a pena ser conferidas aqui.

Lista de ótimas Universidades Particulares:Para que serve o Enem - Prouni

FIES

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – é um Programa do Ministério da Educação que visa garantir um maior acesso das pessoas ao Ensino Superior no Brasil.

 

Para que serve o Enem - Fies logo

Com ele, o estudante pode financiar sua faculdade particular, pagando uma taxa mínima trimestral referente aos juros e o restante somente depois que concluir seu curso. Vale lembrar que o estudante que quiser ser inscrever não pode ter obtido uma média nas provas do Enem menor que 450 pontos e não pode ter zerado a redação.

Conclusão 

Portanto, ao ver quais as funções do Enem, você pode perceber que essa prova é uma das mais importantes do país, mas para conseguir passar é preciso muito esforço e dedicação nos estudos. Não é uma tarefa fácil conseguir entrar em uma faculdade de graça hoje em dia. No entanto, apesar das dificuldades, hoje está muito mais fácil do que antigamente.

Agora que você já sabe o que é e para que serve o Enem, o que acha de começar a montar seu plano de estudo e tentar fazer essa prova para conseguir um curso superior? E se você possui alguma dúvida ou dica, não deixe de comentar.

Atenção: O Enem não serve mais para conceder certificado de conclusão do ensino médio. Esses certificados são concedidos agora pelo Encceja. Para saber mais sobre isso clique neste link: Encceja – Entenda o que é e como funciona esse exame.