Melhores Formas de Estudar para o Enem – Dicas de Sucesso

Melhores formas de Estudar para o Enem

Quando temos um sonho, devemos lutar o máximo possível para que ele se torne realidade. Assim, apesar de alguns não serem fáceis, é imprescindível que tentemos. Para você que tem um sonho de conseguir um bom emprego, deve dar uma olhada nessas melhores formas de estudar para o Enem

Separamos algumas dicas que achamos que podem te ajudar a alcançar esse objetivo que é passar no vestibular ou Enem. Essas formas podem funcionar melhor ou pior para cada pessoa. Então, procure ver quais as que mais se adequam ao seu cronograma e ao seu estilo de vida.

Algumas vezes pensamos como existem pessoas mais inteligentes e que são capazes de decifrar qualquer coisa num piscar de olhos. Mas a verdade é que ser inteligente não tem nada a ver com saber estudar. Você verá que, seguindo o que está sendo dito aqui, qualquer pessoa pode conseguir uma vaga em qualquer universidade.

As Melhores formas de Estudar para o Enem

1 – Planeje seus horários

A primeira dica pode parecer inútil, mas você não já percebeu que quando você não se programa para as tarefas que deve realizar no dia, acaba por não fazer nada? É isso mesmo. Para isso crie um Plano de Estudos. Divida os horários para aquilo que você deve estudar primeiro. 

Aqui no site, temos diversas dicas de como criar um plano de estudos. Talvez você deva dar uma olhada para entender melhor o que eu estou dizendo. O gerenciamento do tempo é fundamental para conseguir qualquer coisa em nossa vida.

2 – Associe o Conteúdo escrito com algum tipo de recurso visual

Quando éramos crianças, como é que nos ensinavam a maioria das matérias na escola? Com desenhos, pinturas e cores vivas que nos faziam sempre lembrar do conteúdo assim que olhássemos para eles. Por que deveria ser diferente ao nos tornarmos adultos?

A verdade é que não precisa. Ao ler alguma coisa, procure, a partir de hoje, associar o que você estudou à alguma figura ou diagrama que te faça lembrar mais tarde. Um ótimo recurso para isso é o famoso mapa mental

Com certeza a utilização de mapas mentais representa uma das melhores formas de estudar para o enem, vestibulares e, até mesmo, concursos públicos. O famoso juiz federal William Douglas até escreveu um livro para realçar a importância desse método.

3 – Quebre a cabeça

Tente forçar sua mente a pensar o que está sendo lido. Faça perguntas a si mesmo sobre a matéria. Às vezes, se parássemos de ler por 30s e nos perguntássemos o que entendemos sobre assunto, a resposta poderia não agradar.

Isso porque não não adotamos esse método de estudo simples. Por que você não pode tirar 30s de vez em quando do seu tempo para se certificar que aprendeu realmente? Além de poder memorizar mais rapidamente a disciplina, poderá entender o que está sendo dito. Que tal? Não é muito melhor?

4 – Relacione o conteúdo com a prática

Quando for estudar, procure pensar em como a matéria funciona na prática. Afinal, se ela existe, deve ter alguma serventia prática. Nada existe só por existir. Algumas vezes me disseram que estudar história era perda de tempo. Talvez seja perda de tempo para quem me disse, já que não sabe nem mesmo para que serve.

Não cometa esse mesmo erro, descubra a serventia do que você está lendo. Não aprenda só por aprender, pois isso realmente é uma perda de tempo. Ao encontrar a relação da teoria com a prática, você nunca mais esquecerá o conceito.

5 – Pratique Redação

A redação vale 1000 pontos. Tem certeza que quer continuar ignorando isso tudo? Aposto que não. Talvez a redação realmente seja difícil no começo, seja por falta de conhecimento, seja por falta de criatividade. No entanto, eu posso, com toda convicção, te dizer que existem técnicas para escrever uma boa redação

Não precisa ficar decorando todas aquelas regras de português se não gostar – menos que você queira fazer o curso de Letras. Mas também não ache que é só jogar as palavras no papel desordenadamente. É preciso um mínimo de coesão e coerência. A redação é um ponto-chave e, se quiser passar, deve considerar essa dica como uma das melhores formas de estudar para o Enem.

6 – Resolva exercícios

A melhor maneira de aprender é resolvendo exercícios anteriores (ou acompanhando as novidades do Sala de Estudos – brincadeira idiota com o Slogan). Algumas pessoas utilizam somente esse método para estudar para o enem. Eles não sabem nada sobre biologia, química ou matemática, mas se tem uma coisa que eles fazem, e fazem bem, é prova.

Embora eu repudie completamente que você use somente esta dica, nada te impede de usá-la com as outras. Tente resolver os exercícios dos exames anteriores para ter uma noção do que é a prova. Fazer simulados também aumenta muito suas chances de passar.

Assim, quando chegar a hora da prova você já saberá tudo o que deve fazer e não entrará em desespero. Já viu aquele antigo ditado: É fazendo que se aprende. Pois é. É verdade. Se quiser, pode baixar as provas anteriores do Enem e começar a fazer isso hoje mesmo.

Espero que essas dicas sobre as melhores formas de estudar para o Enem tenham te ajudado em alguma coisa. Se não, desculpe-me por tomar o seu tempo. Se sim, comente ou compartilhe com seus amigos. Adoramos ver algum tipo de engajamento por aqui.