Saiba como se preparar para a redação do Enem

Redação enem 2017

O Enem é uma das maiores oportunidades para que se possa alcançar um curso superior gratuito no país. Assim, por ser conhecido como um exame cansativo, o Enem requer autocontrole do participante, que muitas vezes se dedica apenas a estudar e esquece de se preparar psicologicamente. Desta forma, para ajudar os milhares de estudantes a se darem bem nas provas, criamos esse post sobre como se preparar para a redação do Enem.

Em 2017, esta prova será aplicada em dois domingos consecutivos, nos dias 5 e 12 de novembro, respectivamente. Por isso, é importante saber como se preparar para a redação do Enem, já que ela será aplicada no primeiro dia e vale 1.000 pontos. Sendo assim, ela é responsável por grande parte da nota total do exame. Confira também nosso guia de como criar um plano de estudo para se preparar para o enem.

Como o Enem é o vestibular mais concorrido do Brasil, com milhões inscrições todo ano, é indispensável que haja preparação por parte dos concorrentes. A redação do Enem é capaz de aumentar significativamente a nota final do participante.

Contudo, quando feita de forma inadequada, ela pode resultar até mesmo em desclassificação, o que impede o participante de concorrer a uma vaga pelo Sisu, ProUni ou FIES. Para saber mais sobre como se preparar para a redação do Enem, continue lendo até o final.

Fique por dentro das atualidades

As questões do Enem, bem como o tema da redação, sempre dizem respeito aos assuntos atuais. É importante saber relacionar cada acontecimento recente da sociedade com os conteúdos estudados. Dessa maneira, as chances de alcançar uma boa pontuação se tornam muito maiores.

Por isso, é necessário sempre ler jornais ou revistas e ficar por dentro de assuntos destacados na TV e na internet. Grandes temas são abordados nas propostas de redação do Enem, como política, questões sociais e econômicas.

É comum também que estejam relacionados com problemas sociais presentes no cotidiano da população. Sendo assim, manter-se atualizado sobre como eles influenciam a convivência entre as pessoas te ajudará a escrever sobre qualquer proposta de redação facilmente. Se você desejar, pode acessar nosso material de estudo grátis.

Leia sempre que puder

O hábito da leitura pode te ajudar a escrever melhor e transmitir suas ideias mais facilmente. A leitura é uma grande aliada daqueles que estão se preparando para o Enem. Ela não só auxilia na redação, mas também no desempenho das outras questões da prova.

Lendo você pratica sua interpretação e não perderá tempo excessivo relendo a proposta de texto até que possa finalmente entendê-la. Além disso, a leitura pode tornar seus pensamentos rápidos e melhorar sua memória.

Assim, fica difícil não ter bons resultados. Manter o contato com os livros não só irá ampliar seu conhecimento sobre diversos assuntos, mas também irá te proporcionar entendimento sobre os elementos textuais e sua estruturação.

Pratique escrevendo

pratique escrevendoNada te tornará mais capaz de escrever uma boa redação do que o treinamento. É muito importante separar momentos em sua semana e dedicá-los a escrever suas próprias redações. Praticando você pode aprender com seus erros, ficando íntimo dos principais tópicos cobrados na correção.

Assim, você pode avaliar suas habilidades de domínio da norma culta, adequação ao tema, argumentação, coesão textual e  de proposta de intervenção. Escrever não só ajuda a tirar boas notas, mas também a se comunicar melhor e passar seu ponto de vista para que outras pessoas entendam corretamente. No entanto 

Procure ampliar seu vocabulário

Ampliar seu vocabulário pode ser um fator que irá te ajudar a escrever um texto que não seja repetitivo. Pesquise sempre novas palavras e seus significados e aprenda a incorporá-las em sua discussão. Assim, os corretores irão notar que você apresenta domínio da língua portuguesa e também do tema proposto.

Contudo, é preciso usar palavras com cuidado e nunca se arriscar com alguma que você não tenha certeza do significado. Usar palavras que não se conhece é como pisar em ovos, arriscando o sentido do seu texto e também sua nota final. Com certeza, essa é uma dica fundamental quando o assunto é como se preparar para a redação do Enem.

Aprenda a se organizar

É essencial que você se organize sempre antes de fazer sua redação. Anotar suas ideias antes de preparar o rascunho facilita muito na montagem do seu texto. Ao ler uma proposta para sua redação é preciso que você destaque os assuntos mais importantes e elabore esquemas com suas ideias.

Depois de organizar seus pensamentos em tópicos você só precisa relacioná-los e incrementar o seu texto ou corrigir alguma falha. Isso polpa minutos preciosos que você pode utilizar para se dedicar às muitas exigências feitas por parte dos corretores.

Aprender a organizar a estrutura de seu texto também é muito importante, assim sua correção é facilitada e, enquanto escreve, você pode ter noção da disposição das suas ideias no papel. Lembre-se que treinar redação é uma das melhores forma de estudar para o enem, já que fazendo é que se aprende.

Uma outra coisa importante é tentar o máximo possível não ficar nervoso. Evite a ansiedade, já que às vezes, quem sabe os métodos certos de como se preparar para a redação se dá muito melhor do que aqueles que estudam o ano inteiro mas ficam nervosos e não conseguem colocar em prática tudo o que aprenderam.