Como escrever uma redação nota 1000? – Dicas de Enem

Como escrever uma redação - pena e tinta

A redação é o pesadelo de muita gente quando o assunto é o Enem, mas a verdade é que ela é tão simples quanto as outras disciplinas do exame. Para aprender como escrever uma redação nota 1000, é necessário muito treino com a escrita e com as normas da língua portuguesa, além de uma boa preparação mental. 

No entanto, existem algumas dicas básicas, que as escolas não dão muito valor, mas que são tratadas reiteradamente em cursinhos preparatórios. Essas dicas são, na verdade, macetes testados que realmente funcionam. 

Ao utilizá-las para escrever sua redação, vai perceber que sua nota aumentará consideravelmente. Somando isso com um plano de estudos bem estruturado, não terá problemas mais com a nota da redação.

Organize bem os parágrafos 

Quando nos é dado a lauda para escrevermos nossa redação, é bom já termos em mente o número de linhas que iremos gastar para cada parágrafo. Como a redação normalmente é um texto argumentativo, é importantíssimo que você o divida com introdução, desenvolvimento e conclusão.

Assim, a redação deve ter, pelo menos, 3 parágrafos para haja uma mínima organização. O recomendado é escrever de 4 a 5 parágrafos, respeitando o máximo possível o tamanho e a quantidade de informações de cada um.

No primeiro parágrafo, você deve fazer a introdução, citando quais argumentos você irá desenvolver nos próximos 2 ou 3 parágrafos. No último, deverá fechar a linha de pensamento, dando o “golpe final” no texto.

Estrutura da redação

Como já foi dito o texto deverá ser bem organizado para que promova uma leitura fluída e livre de contradições. Veja como escrever a introdução, o desenvolvimento e a conclusão:

Introdução

Para começar a escrever é importante que você domine o conteúdo do tema proposto. Caso não domine, terá que, pelo menos, ter uma noção daquilo que está sendo dito. Para isso leia com calma os exemplos que lhe serão dados.

Após ter uma ideia do assunto da redação, pense no lado que irá defender.  Faça perguntas a si mesmo a respeito do tema e tente respondê-las. Vá anotando as respostas no rascunho para não esquecer.

  • Por exemplo: O tema da redação é “Legalização do aborto”. Supondo que você se posicione contra, faça 3 perguntas MENTAIS, tais como “por que o aborto não pode ser descriminalizado?”, “O que de pior pode acontecer se isso ocorrer?”, “Quais as consequências disso para a sociedade no futuro?”.

Tente ser criativo. Após responder suas perguntas, tente introduzi-las na introdução disfarçadamente, apontando ao corretor o que você irá dizer a seguir.  Vale ressaltar que não é bacana você apresentar um argumento na introdução e deixar de comentá-lo no desenvolvimento. Por isso, cite somente aquilo que você irá tratar depois.

Desenvolvimento

É aqui que a maioria dos vestibulandos falha na hora de expor suas ideias. Saber desenvolver bem é saber como escrever uma redação nota 1000.

Aqui, deve-se colocar suas respostas às perguntas mentais feitas anteriormente. Utilize um parágrafo para cada argumento e escreva de forma objetiva, mas sem objetividade demais. Tenha calma. A chave para uma boa argumentação é o convencimento do leitor. Seja persuasivo e evite ao máximo as contradições.

Uma outra dica é: não use argumentos de senso comum, pois isso demonstra uma superficialidade acerca da matéria. Mostre que você domina o conteúdo ou finja muito bem.

Se você fizer isso, a chance de sucesso é quase certa.

Conclusão

A conclusão é a parte mais fácil do texto. ERRADO. Muito errado. Escrever uma boa conclusão é tão difícil quanto escrever o desenvolvimento ou a introdução. É nela que você fechará toda a linha de pensamento. Não é incomum as pessoas não darem o devido valor à ela, pois normalmente acham que só devem confirmar aquilo que já foi dito e finalizar com uma frase legal.

É importante seguir a corrente que foi utilizada no desenvolvimento para que o assunto não se perca, mas o encerramento demanda criatividade. Para finalizar, tente unir os argumentos, fazer uma referência a algo dito na introdução ou lembrar o leitor do título.

Mantenha-se bem informado

Outra dica é ler muito e ficar por dentro das notícias do Brasil e do mundo. Não adianta saber como escrever uma redação se não souber o que escrever. Assim, tente não só ler as notícias, mas também entendê-las e compreender o motivo por trás de sua ocorrência.

Evite erros de Ortografia

Alguns erros de ortografia quando encontrados de forma avulsa e sem repetições não costuma oferecer problemas muito gaves. Entretanto, tente evitá-los, já que alguns pontinhos valem ouro no Sisu e no Prouni. Para fugir deles, confira o material de português disponível em nosso site. Pode fazer uma grande diferença.

Você gostou do nosso post sobre como escrever uma redação nota 1000? Então compartilhe para que outras pessoas também possam aprender. Se tiver alguma dúvida ou sugestão, comente que ficaremos felizes em respondê-las. Aproveite para dar uma olhada nas melhores formas de estudar para o Enem.