Como os Gregos se autodenominavam e como chamavam sua pátria?

Como os gregos se autodenominavam e como chamavam sua pátria.

Se você parar para pensar nas coisas que lemos nos livros de história, sempre que se referem aos gregos utilizam termos como povo helênico e Período Helenístico. A verdade é que os gregos não se chamavam gregos, mas então como os gregos se autodenominavam? De acordo com o Thoughtco, houve um período na Grécia Antiga entre a morte de Alexandre, o Grande (323 a.C.), e a derrota do Egito pelas “mãos” de Roma (31 a.C) em que o Helenismo prevaleceu.

Vamos então à pergunta e ao seu significado:

Como os Gregos se autodenominavam e como eles chamavam sua pátria?

Como os gregos se autodenominavam e como eles chamavam sua pátria
stevepb / Pixabay

Os gregos se chamavam Helenos e chamavam sua pátria ou seu país de HéladeA origem desse nome vem de Heleno, que nada tinha a ver com a Helena de Troia. Era o filho de Deucalião e Pirra. Conforme um poema do poeta latino Ovídio, denominado Metamorfoses, eles foram os únicos sobreviventes de um dilúvio, parecido com o que aconteceu com a arca de Noé.

A mitologia professava  que Zeus, cansado das insolências da espécie humana, havia decidido convocar uma assembléia nos céus para exterminá-la. Quando Zeus estava prestes a lançar seu raio, percebeu que um incêndio poderia ser prejudicial para si próprio e resolveu inundar a Terra.

Prometeu que era o pai de Deucalião tinha dons de previsão e avisou a ele para que construísse um barco. Enquanto a chuva e a ira dos deuses recaiu sobre as pessoas, Deucalião e Pirra navegaram até a mais alta das montanhas. Quando tudo se acalmou pediram à deusa Temis que lhes ajudassem. Essa foi a resposta da deusa:

Saiam do templo com a cabeça coberta e as vestes desatadas e atirai para trás os ossos de vossa mãe“.

Demoraram para compreender, mas depois entenderam que a Terra era a “mãe” de todos e seus “ossos” representavam as pedras. Assim, começaram a lançar as rochas para trás depois de se vendarem e desatarem as roupas. De cada pedra que lançaram, surgiu uma pessoa. O primeiro a aparecer foi Heleno.

Os descendentes de Helenos formariam as 4 mais importantes tribos da Grécia: os dórios, aqueus, eólios e jônios. Esse provavelmente foi o porquê de os gregos se chamarem helenos.

O que aconteceu com os Helenos

Agora que já sabemos como os gregos se autodenominavam e como se chamava sua pátria, devemos entender o que aconteceu com eles. Como a República Romana começou a ficar cada vez mais poderosa, derrotaram os macedônios e, a partir daí, sua influência cresceu muito. Até que em 146 a.C. a Grécia se torna um protetorado romano. Assim, em 31 a.C., quando Otaviano triunfa sobre Marco Antônio e Cleópatra e anexa o território grego ao romano, termina o Período Helenístico.

O termo grego tem origem latina e provavelmente foi atribuído aos helenos pelos romanos algum tempo depois.