Tipos de movimento da Física – Cinemática e dinâmica

movimentos na física

Os tipos de movimento de todos os corpos são estudados por um ramo específico da física chamado de cinemática. Essa área não é voltada aos fatores que possam provocá-lo, mas sim às características do movimento em si. Por meio dela, é possível determinar a posição, a aceleração e a velocidade de um corpo. Todas essas medidas são realizadas em função de um tempo específico.

A seguir, você irá aprender sobre a descrição dos movimentos, sem fazer relações com suas causas. Você também vai conhecer os conceitos básicos abrangidos por este ramo tão presente no nosso dia a dia, a cinemática. Mas, antes de iniciar a conversa sobre os diferentes tipos de movimento, há alguns termos relacionados a este assunto que você precisa conhecer.

  •  Referencial: consiste no ponto que tomamos como referência para avaliar se um corpo está ou não em movimento. Quando um móvel está parado e sua posição não varia em relação a determinado referencial, dizemos que este móvel está em repouso. Ao contrário, dizemos que um móvel está em movimento quando sua posição varia em relação ao referencial.
  • Posição: a posição de um corpo está relacionada com a sua localização durante seu movimento.
  • Trajetória: corresponde ao caminho percorrido pelo corpo em determinado tipo de movimento, ou seja, é o conjunto das posições ocupadas pelo móvel. Para determinar a trajetória é preciso definir um ponto de origem e um sentido de deslocamento.
  • Deslocamento escalar: é a variação de posições ao longo da trajetória de um corpo. A medida do deslocamento escalar é feita, resumidamente, pelo espaço na posição final subtraído do espaço na posição inicial.

fórmula deslocamento

É preciso lembrar que o movimento é relativo, significando que os conceitos de repouso e trajetória dependem do referencial adotado. Tudo isso influencia na medida da velocidade média, que é a variação de espaço ocorrida, em média, por unidade de tempo, entre dois instantes.

fórmula velocidade média

referencial

Tipos de Movimento

A classificação dos tipos de movimento pode subdividi-los em duas categorias principais que são: movimento uniforme e movimento variado. No uniforme a velocidade escalar não se modifica com o passar do tempo, de modo que o móvel percorre espaços iguais em intervalos de tempo iguais. Já no variado, a velocidade escalar varia com o tempo.

A partir dessa separação, podemos subdividir os tipos de movimento de acordo com a seguinte classificação:

  • Movimento Progressivo: O movimento progressivo consiste no deslocamento do móvel a favor da orientação positiva da trajetória. Seus espaços crescem e, por esse motivo, a sua velocidade é positiva. Neste caso, a velocidade é maior que 0 (V > 0).
  • Movimento Retrógrado: Neste movimento o móvel se desloca contra a orientação positiva da trajetória. Dessa maneira, seus espaços diminuem e, por consequência, sua velocidade é negativa. Assim, a velocidade é menor que 0 (V < 0).
  • Movimento Acelerado: No movimento acelerado, o módulo da velocidade aumenta com o tempo. Sendo assim, a velocidade e a aceleração têm o mesmo sinal.
  • Movimento Retardado: Neste tipo de movimento, a velocidade e a aceleração têm sinais opostos e o módulo da velocidade diminui com o tempo.

Agora que você já sabe tudo sobre os movimentos, ponha em prática o que aprendeu fazendo exercícios para fixar o conhecimento. Você terá a oportunidade de saber mais sobre aceleração nos próximos posts que logo serão publicados pelo Sala de Estudos, fique ligado!